O filme italiano Big Bang Big Boom, do italiano Blu, e a curta de animação portuguesa Viagem a Cabo Verde, de José Miguel Ribeiro, foram os grandes vencedores da 34.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Animação de Espinho.
A fita de Blu ganhou o Grande Prémio Cidade de Espinho, a principal distinção do certame, e a do autor de A Suspeita o Prémio António Gaio, dado à melhor obra portuguesa.
Entre os restantes vencedores, destacam-se ainda Escala, da russa Marina Moshkova (Prémio Especial do Júri), Vicenta, do espanhol Sam (Prémio do Público), Teclopolis, do argentino Javier Mrad (Melhor Curta-Metragem), Drivers in the Rain, dos estónios Olga Parn e Pritt Parn (Média-Metragem), ou Piercing 1, do chinês Liu Jian (Longa-Metragem). O Prémio RTP 2: Onda Curta foi entregue a sete filmes animados.
O Cinanima 2010 passou mais de 190 filmes desde o seu início, na passada segunda-feira. Para assinalar os 35 anos do festival, Manuel Matos Barbosa, da organização, disse à Lusa que vai "preparar qualquer coisa especial". [dn.pt]