A longa-metragem “Swans”, do realizador português Hugo Vieira da Silva, foi selecionada para o Fórum do 61.º Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou a direção do certame, que começa a 10 de fevereiro.
O filme de Hugo Vieira da Silva passará em Berlim em estreia mundial e conta a história de um pai que viaja até Berlim com o filho adolescente para este conhecer a mãe que está em coma num hospital, o que acaba por provocar a confrontação do pai com um passado obscuro.
A obra mais recente de Hugo Vieira da Silva, que vive há vários anos na capital alemã, "evoca uma atmosfera entre o desejo e o anonimato, o receio da proximidade pessoal e a proximidade da morte", escreveu o site especializado The Match Factory.
O Fórum do festival de Berlim, que decorre este ano entre 10 e 20 de fevereiro, é considerado a secção mais experimentalista do festival e costuma selecionar filmes de vanguarda, ensaios e reportagens políticas de cineastas relativamente desconhecidos.
Trata-se de uma secção na qual não são atribuídos prémios oficiais da Berlinale, mas onde há numerosos júris independentes a distinguir os trabalhos exibidos.[diariodigital.pt]