O pianista, compositor e orquestrador de jazz George Shearing, que compôs "Lullaby of Birdland" em 1952 e liderou um quarteto com o próprio nome, morreu aos 91 anos em Nova Iorque.
O agente de Shearing, Dale Sheets, disse à Associated Press que o pianista, cego de nascença, morreu devido a um problema cardíaco.
Shearing nasceu em Battersea, Londres, em 1919 e era já muito conhecido na Grã-Bretanha quando se mudou para os Estados Unidos, em 1947. A canção “September in the Rain”, que gravou com o seu quinteto em 1949, tornou-o famoso de um dia para o outro, tendo vendido 900 mil cópias.
Entre as estrelas com quem Shearing trabalhou, contam-se Nat “King” Cole, Mel Torme, Peggy Lee e Sarah Vaughan, como pode ler-se no sítio do pianista na Internet.
Em 2007, o pianista cego com apenas quatro anos de aprendizagem formal de música, o mais novo de nove irmãos cujo pai transportava carvão para o palácio de Buckingham, foi condecorado pela rainha britânica e recebeu o grau de Sir.
Quando soube que ia ser condecorado, Shearing disse que não percebia a razão: “Não sei porque vou receber esta honraria... tenho feito apenas o que gosto de fazer”.
Shearing recordou então que tinha começado a tocar piano num pub pelo equivalente a cinco dólares por semana e comentou: “Que grande viagem desde esse pub até ao palácio de Buckingham.”[publico.pt]