O compositor e maestro Pedro Osório, 74 anos, foi hoje homenageado em Lisboa pelo Ministério da Cultura com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural pelo contributo para a música portuguesa.
A condecoração foi entregue pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, durante uma cerimónia de apresentação de vários projetos para a área da cultura que decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB) com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, autarcas, responsáveis de organismo públicos e artistas de várias áreas.
"Pedro Osório, a quem o país deve 40 anos de profissionalismo, talento, entrega, alegrias, cumplicidades e tanto mais, a quem o país deve muito do que é hoje a sua linguagem musical contemporânea, foi o apoio e rampa de lançamento de tantos artistas", salientou Canavilhas.
Agradeceu também o contributo do músico para a criação da base programática do Portugal Music Export, agência para a internacionalização da música portuguesa, que foi hoje lançado oficialmente no CCB.
Nascido no Porto, em 1939, Pedro Osório estudou piano e engenharia mecânica, mas veio a decidir-se pela carreira de músico profissional quando estava a terminar o curso de engenharia.
No início da carreira, agora com cinco décadas, passou pelos agrupamentos de música pop-rock e dedicou-se depois à orquestração e direção de orquestra, trabalhando com muitos artistas portugueses como orientador, diretor musical ou produtor. [dn.pt]