É a maior participação de sempre da animação portuguesa no Festival de Annecy, em França, a mais importante montra mundial para a animação de autor.
A produção nacional está representada por sete filmes. A maior parte deles em competição, no festival que começou ontem e decorre até ao próximo sábado.
"Viagem a Cabo Verde", de José Miguel Ribeiro; "O Sapateiro", primeira obra da dupla David Doutel e Vasco Sá; e "Conto do Vento", de Nélson Martins e Cláudio Jordão, são três curtas-metragens seleccionadas para a competição que reúne mais de quatro dezenas de filmes de todo o mundo.
Também a concurso estão o filme educativo Afonso Henriques, o "Primeiro Rei", de Pedro Lino; e o filme-piloto da série televisiva Dodu, o "Rapaz de Cartão", de José Miguel Ribeiro. Extracompetição serão exibidos "Os Olhos do Farol", de Pedro Serrazina, e "A Única Vez", de Nuno Amorim.
A acrescentar a esta selecção está ainda a presença, no júri das curtas-metragens, de Regina Pessoa, realizadora de "História Trágica com Final Feliz", que com este filme venceu em 2006 o Grande Prémio nesta secção, tornando-se na única portuguesa com esta distinção no festival.
"Uma grande honra e o reconhecimento pelo trabalho realizado" é como Regina Pessoa vê o convite para fazer parte do júri. E estende o reconhecimento à generalidade da animação portuguesa, notando que ela está a mostrar em França "o resultado da política de investimento no sector", tanto do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) como dos produtores e animadores.
A autora de "A Noite" está já a trabalhar na pós-produção do seu novo filme, Kali, o "Pequeno Vampiro", com estreia prevista para o final do ano e que, para além de contar com a música dos Young Gods, vai ter a voz do actor britânico Christopher Plummer nas versões francesa e inglesa. [publico.pt]