"acho que Emerson escreveu algures que uma biblioteca é uma espécie de caverna mágica cheia de mortos. e esses mortos podem renascer, podem voltar à vida quando abrimos as suas páginas."
[BORGES, Jorge Luis in Este ofício de poeta]
Colecção Madeira Coporate Services
"Temos o desenho-mapa, o desenho de projecto, o desenho de desejo, o desenho do desenho, o desenho de telefone. É um meio múltiplo, multifacetado, extenso e espero que esta apresentação mostre a variedade de possibilidades que ele contém, enquanto meio, formato e prática." (1)
Adriano Pedrosa (co-curador da 27ªBienal de São Paulo) apresenta um interessante diálogo entre obras de artistas emergentes e de referência internacional, para visitar até 29 de Março no Museu da Cidade em Lisboa. Por entre traços, manchas e uma variedade de grafismos vinculados ao desenho, este projecto amplia a actuação ao seu próprio conceito, promovendo o relacionamento com outros meios de expressão.
Assim, o comissário reúne desenhos desde Julião Sarmento, José Pedro Croft, Rui Toscano, Pedro Barateiro até aos mais jovens como André Silva, de Santa Maria da Feira, entre outros de várias nacionalidades, com um propósito real de confrontar as derivações presentes na arte contemporânea.
(1)Carla Zaccagnini, publicado no catálogo da colecção
Alexandra de Pinho