Ainda não foi publicamente oficializado mas já se sabe que a vimaranense Sofia Escobar foi eleita a Melhor Actriz Musical, em Londres. A participação na peça «West Side Story» valeu-lhe o título que será entregue no próximo domingo pelo portal de espectáculos britânico Whatsonstage .
Nomeada para votação lado a lado, com Sofia Escobar, estavam Connie Fisher - uma actriz de musicais muitos popular em Inglaterra - Elena Roger, Leila Benn Harris e Ruthie Henshall.
Durante boa parte da votação a portuguesa esteve em 2º, mas viria a conquistar o primeiro lugar, numa altura em que o portal deixou de divulgar as percentagens, para criar um maior suspense, quanto à vencedora.
Cada vez mais conhecida internacionalmente e no nosso país, Sofia Escobar afirma-se como uma das mais talentosas actrizes nacionais.
Natural de Guimarães onde estudou música e interpretação, Sofia, de 28 anos, decidiu há três anos ir estudar canto e representação para a Guildhall, a “mais conhecida” escola de artes londrina. Oriunda de uma família de “classe média, sem possibilidades de ter uma filha a estudar no estrangeiro, Sofia Escobar recorreu a um empréstimo bancário para suportar as despesas londrinas. “No fim das aulas na Guildhall, trabalhava como empregada de mesa num restaurante para ganhar algum dinheiro”, recorda Sofia.
A qualidade das provas realizadas para ser admitida na escola, permitiu-lhe ficar isenta de pagar propinas durante todo o curso.
Um anúncio num jornal para encontrar uma actriz que desempenhasse o papel de Christine Daae, a personagem principal do musical O Fantasma da Ópera levou-a a oito meses de provas e audições. Após O Fantasma da Opera, Sofia é agora a terna, mas enérgica, Maria no West Side Story.
Mas o reconhecimento inglês em Sofia Escobar não se fica por aqui. A actriz é também candidata ao Prémio Laurence Olivier para a Melhor Actriz de Teatro Musical , igualmente pelo seu papel de Maria no “West Side Story”, em cena no Sadler’s Wells, em Londres. [noticias.maisportugal.com]