A fadista Mísia recebe no próximo domingo o Prémio Gilda, no decorrer do 33º Festival Cinema e Donne, em Florença, no qual será homenageada.
Este prémio distingue mulheres no cinema que provêm de outras áreas, ou mulheres do cinema com actividade criativa noutros territórios, segundo nota da organização enviada à Lusa.
Durante a homenagem à artista portuguesa, no Cinema Odeon, em Florença, no centro de Itália, será exibido o último filme em que Mísia participa, do cineasta John Turturro, “Passione”, documentário sobre a canção napolitana.
Antecederam Mísia neste prémio criado em 2009, Anna Karina, a atriz da “nouvelle vague” francesa, protagonista de “Vivre sa vie”, de Jean-Luc Godard, e a actriz italiana Teresa Saponangelo.
No passado dia 29 de Outubro, a criadora de “Talher de Prata” apresentou-se na Ópera de Halle, na Alemanha, num concerto integrado no Festival de Cinema Filmmusiktage.
Neste concerto, acompanhada pela Staatskapelle Halle, dirigida por Bernd Ruf, Mísia interpretou um repertório a partir das bandas sonoras dos filmes “Mulholland Drive”, de David Lynch, “Amarcord”, de Federico Fellini, “Lisbon Story”, de Wim Wenders, e “Saltos Altos”, de Pedro Almodóvar. [publico.pt]
Títulos disponíveis na biblioteca municipal