Tomas Tranströmer (Estocolmo, 15 de abril de 1931) é um poeta, tradutor e psicólogo sueco.
A poesia de Tranströmer tem uma grande influência na Suécia e em todo o mundo, sendo ele o poeta sueco mais traduzido: os seus poemas estão traduzidos em mais de trinta línguas.
Recebeu numerosos prémios literários, como por exemplo o Prémio Literário do Conselho Nórdico em 1990 e o Prémio Nobel da Literatura em 2011.
Tranströmer iniciou-se na poesia aos 23 anos de idade. O seu primeiro livro intitulava-se 17 dikter (17 poemas). A maior parte da sua obra é escrita em verso livre, embora também tenha feito experiências com linguagem métrica. Na sua escrita nota-se uma certa disciplina horaciana.
Vive presentemente numa ilha, longe dos olhares do mundo e dos meios de comunicação. Foi psicólogo de profissão até 1990. Redigiu cerca de uma quinzena de obras numa longa carreira dedicada à escrita.
Em 1990 foi vítima de um acidente vascular cerebral que o deixou em parte afásico e hemiplégico. Continuou a escrever e publicou três obras, como "O Grande Enigma: 45 Haikus". [ler mais]
Único livro em prosa do Nobel 2011 chega às livrarias dia 20
"As Minhas Lembranças Observam-me", o livro de memórias do poeta sueco Tomas Tranströmer, prémio Nobel da Literatura2011, aúnica obra que o autor escreveu em prosa, chega às livrarias a 20 de setembro, numa edição da Sextante.
Com prefácio do crítico e poeta Pedro Mexia e tradução de Ana Dinis, o livro inclui ainda "Primeiros Poemas", dez poemas inéditos (traduzidos por Alexandre Pastor), e várias fotografias de Tomas Tranströmer, considerado um dos mais importantes poetas contemporâneos.
Na obra, o poeta, nascido em 1931 em Estocolmo, relata a sua infância e adolescência na Suécia, descreve as suas rotinas e educação e conta como descobriu a poesia, que começou a escrever aos 23 anos.
Tranströmer estudou Poesia e Psicologia na Universidade de Estocolmo e, a par do trabalho que desenvolveu como psicólogo com toxicodependentes e jovens delinquentes, construiu uma carreira como poeta muitas vezes classificada como "fulgurante", porque os seus livros eram publicados com grandes tiragens e reimpressos, tendo sido premiado diversas vezes e traduzido em mais de 60 línguas.
Quando, em 2011, foi distinguido com o prémio Nobel da Literatura, o poeta, hemiplégico e afásico devido a um acidente vascular cerebral sofrido em 1990, agradeceu o galardão tocando piano.
Atualmente com 81 anos, Tomas Tranströmer reside na sua cidade natal com a mulher, Monica. [dn.pt]