Os GNR (sigla de Grupo Novo Rock) são uma banda portuguesa formada no Porto no início de 1980.
Os GNR foram um dos grupos que melhor corporizaram o chamado rock português no início da década de 1980. Formada actualmente por Toli César Machado (bateria), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocalista), a banda conheceu várias formações ao longo dos tempos e também inúmeras polémicas. A banda é um dos grandes símbolos da cidade do Porto, por tudo o que sempre significou e ainda pelo carinho que sempre demonstraram pelo povo da zona. [ler mais]
GNR de regresso aos palcos no Coliseu do Porto e CCB
A banda portuguesa vai apresentar uma versão mais intimista. Todas as músicas foram arranjadas para dois concertos especiais e que vão ser depois apresentados noutros auditórios.
Hoje o Coliseu do Porto receberá um outro lado dos GNR, seguindo-se, amanhã, o Centro Cultural de Belém. Para a banda é o começo de um ano em que vão visitar mais salas com este formato mais intimista e Rui Reininho garante ao DN: "Todas as músicas destes espetáculos foram recuperadas de maneira diferente. Nenhuma é igual ao que fizemos anteriormente."
Tóli César Machado acrescenta que "mesmo pelo alinhamento dos instrumentos é diferente", pois não haverão guitarras. Esta versão foi colocada em prática para fazer concertos em salas mais pequenas, ainda que agora esteja em duas das mais conceituadas de Portugal.
Para Tóli "há uma preocupação em ter uma abordagem diferente", sinal também do amadurecimento da banda que conta com mais de 30 anos de carreira. "São quase 33. Não podemos tirar anos como algumas senhoras e alguns cavalheiros", brinca Rui Reininho. Os GNR dizem que estes concertos marcarão o início do ano para a banda, pois Tóli César Machado explica que já têm "marcações em alguns auditórios", onde levarão esta versão mais íntima. Porém, admite que também já preparam o regresso ao lado mais conhecido dos GNR. [dn.pt]