António Torrado (Lisboa, 1939) é um escritor português voltado para a literatura infanto-juvenil.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra.
Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua atividade profissional é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão.
Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Atualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comunaem Lisboa. Sendoconsensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. [ler mais]
Escritor António Torrado e ilustradora Teresa Lima candidatos ao prémio H.C.Andersen 2014
O escritor António Torrado e a ilustradora Teresa Lima são os candidatos de Portugal ao prémio Hans Christian Andersen de 2014, considerado o Nobel da literatura para a infância e juventude, anunciou hoje a organização IBBY Portugal.
O prémio Hans Christian Andersen, de caráter bienal, foi criado pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) e atribuído pela primeira vez em 1956, distinguindo autores na área da escrita e ilustração para a infância e juventude.
Para a edição de2014, asecção de Portugal do IBBY, recentemente reativada, propôs António Torrado e Teresa Lima, "dois dos autores de literatura infantil mais acarinhados pelo público português. Ambos possuem uma vasta obra, reconhecida em Portugal e além fronteiras".