Daft Punk é uma dupla de música eletrônica formada pelo Luso-Francês Guy-Manuel de Homem-Christo e pelo francês Thomas Bangalter. Eles alcançaram significativa popularidade na França no final dos anos 1990, no segmento musical de tendência house. Nos anos seguintes, consolidaram o sucesso combinando elementos de house com synthpop. A dupla também é creditada pela produção de canções consideradas essenciais no panorama da French house. Entre 1996 e 2008, a sua carreira musical foi gerida por Pedro Winter (Busy P), chefe da gravadora Ed Banger Records.
No início de suas carreiras, os dois membros do Daft Punk integraram a banda Darlin', projeto influenciado pela sonoridade dos Beach Boys e Rolling Stones, mas rapidamente dissolvido. Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter formaram então o Daft Punk, vindo a lançar em 1997 o seu aclamado álbum de estreia, Homework. Em 2001 foi lançado com ainda maior sucesso o segundo trabalho, Discovery, contendo os singles "One More Time", "Digital Love" e "Harder, Better, Faster, Stronger". [ler mais]
Daft Punk acedem à sua memória musical para o novo álbum
"Random Access Memories", o novo álbum do duo eletro-pop francês Daft Punk, é editado na segunda-feira, mas milhões de pessoas já o foram ouvindo ao longo das últimas semanas, batendo recordes na Internet.
O quarto álbum, oito anos depois de "Human after all", apela à memória musical de Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, remete para o disco-funk, os anos 1980 e foi o primeiro que gravaram em estúdio, com vários instrumentos, para lá dos sintetizadores e dos manipuladores de voz, habituais na sonoridade "Daft-Punk".
O primeiro single retirado de "Random Access Memories", "Get Lucky", interpretado por Pharrell Willams, bateu recordes de escuta e vendas na Internet, no Sportify e iTunes, por exemplo.
Pharrell Williams foi o primeiro dos convidados anunciados pelo grupo para este álbum, aos quais se juntou o produtor italiano Girogio Moroder, o norte-americano Nile Rodgers ou os músicos Panda Bear (dos Animal Collective) e Julian Casablancas (dos Strokes).
Os Daft Punk, que surgem sempre com o rosto coberto por capacetes futuristas, explicaram em Abril à revista Rolling Stone que começaram a trabalhar no novo álbum em 2008, em Paris, mas cedo perceberam que procuravam uma sonoridade diferente da que já tinham feito antes.
A dupla não queria ficar à sombra de sucessos "Around the world", "Da funk" e "One more time", mas também não estava satisfeita em ter mais canções marcadas apenas pela electrónica e em modo "piloto automático".
"Queríamos fazer o que fazíamos antes, com as máquinas e 'samplers', mas também com pessoas", explicou Thomas Bangalter; daí a quantidade de convidados presentes neste novo registo.
"Random Access Memories", que sai na segunda-feira em Portugal com o selo da Sony Music, foi lançado oficialmente na sexta-feira em Wee Waa, uma localidade rural na Austrália, com escassos dois mil habitantes.
Mesmo sabendo que Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo supostamente não estariam presentes, os bilhetes para o lançamento venderam-se em menos de 15 minutos e estiveram presentes mais de quatro mil pessoas.
Os Daft Punk, que actuaram em 2006 no festival Sudoeste, em Portugal, anunciaram ainda que não têm planos para uma nova digressão. [sol.pt]