Thomas Leo "Tom" Clancy Jr. (Condado de Baltimore, 12 de abril de 1947 — Baltimore, 1 de outubro de 2013) foi um escritor americano. Ficou conhecido por seus thrillers políticos, e mais tarde adaptações de seus livros para os videojogos, dos quais os mais conhecidos são Rainbow Six e Splinter Cell. [ler mais]
Tom Clancy – Mestre da literatura de espionagem
O autor de romances de espionagem Tom Clancy morreu na terça-feira, aos 66 anos, num hospital de Baltimore. A confirmação foi dada ao The New York Times pelo seu editor. Ainda não se sabe a causa da morte.
É o criador do consultor e antigo agente da CIA Jack Ryan que chega à presidência dos Estados Unidos. Foi o criador do género techno-thriller. Os seus romances, que são muito documentados tecnologicamente, abordaram temas como o terrorismo nuclear, a guerra bacteriológica, a espionagem industrial ou entre Estados. Vários dos seus livros chegaram ao primeiro lugar do top dos livros mais vendidos nos EUA e foram adaptados ao cinema, entre eles A Caça ao Outubro Vermelho (Publicações Europa-América), Jogos de Poder, Perigo Imediato e A Soma de Todos os Medos.
Os seus romances também serviram de base para videojogos (A Caça ao Outubro Vermelho, Red Storm Rising, Rainbow Six, Splinter Cell). Em 1990, Clancy fundou a Red Storm Entertainment, que desenvolveu videojogos a partir das suas ideias e mais tarde foi comprada pela Ubisoft.
Em 2007, lembra a BBC no seu obituário online, Tom Clancy disse numa entrevista que deu a uma cadeia de televisão norte-americana que o seu sucesso como romancista lhe vinha da sua persistência e da investigação aprofundada que fazia para escrever os seus livros. Tinha, aliás, uma teoria : “Aprendemos a escrever como aprendemos a jogar golfe. Jogamos e continuamos a jogar até acertar [no buraco]. Muitas pessoas acreditam que alguma de coisa de místico nos acontece, que a musa nos beija o ouvido. Mas escrever não é uma inspiração divina – é fruto de muito trabalho.”
Foi a obra A Caça ao Outubro Vermelho, o seu primeiro romance que foi primeiro publicado pela Naval Institute Press antes de ser adquirido pela editora Putnam, em 1984, que o tornou conhecido. O Presidente Ronald Reagan ajudou na altura ao sucesso do livro, que vendeu mais de cinco milhões de exemplares, dizendo que era uma "narração perfeita". O romance foi adaptado ao cinema anos depois, em 1990, com Alec Baldwin a interpretar Jack Ryan, e Sean Connery na pele do capitão do submarino soviético, Marko Ramius.
Mais tarde, a personagem de Jack Ryan foi interpretada no cinema por Harrison Ford, em Jogos de Poder e em Perigo Imediato. Em 2002, coube a Ben Affleck interpretar o agente da CIA em A Soma de Todos os Medos. Todos os filmes foram blockbusters. E em Dezembro, nos Estados Unidos estreará nos cinemas, realizado por Kenneth Branagh, Jack Ryan: Shadow One em que o actor Chris Pine interpretará o Jack Ryan em jovem, nos seus tempos de agente na CIA.
Tom Clancy nasceuem Baltimore. Licenciou-seem língua inglesa no Loyola College e foi agente de seguros antes de se tornar um escritor de best-sellers. Como não conseguiu entrar no exército por causa de problemas de visão, começou a escrever. É autor de 28 livros – incluindo o seu novo romance,Command Authority, cuja publicação estava prevista para Dezembro nos Estados Unidos. [publico.pt]